Durante muito tempo, houve uma divisão entre Geometria e Matemática devido à grande importância dada pelos matemáticos da época à álgebra, às funçoes e à teoria dos conjuntos. Depois, a Geometria passou a ser ensinada dentro dos conteúdos da área/disciplina de Matemática,mas era sempre relegada ao último mês, aparecendo, geralmente, no capítulo final dos livros didáticos. Com isso, muitos professores, tiveram uma formação deficitária nesta área.
Hoje, com o avanço das pesquisas em Educação Matemática percebeu-se que a Geometria
está presente não só nos livros didáticos, mas em nosso cotidiano, na pintura, na arquitetura, na escultura, na configuração das danças, na estética de um trabalho, entre outras aplicabilidades. Com o advento da informática, os professores possuem uma nova 'arma de ataque', uma nova forma de ensino, muito mais eficaz.
Numa tentativa de tornar o ensino da Geometria mais atrativo para o aluno e eliminar aquela geometria trabalhada com um amontoado de regras e fórmulas a serem decoradas, este projeto aponta alternativas interessantes e inovadoras, possibilitando a aplicabilidade desse conteúdo em sala de aula e na resolução de problemas em situações reais do seu cotidiano.
Aproveitaremos o avanço tecnológico da informática, como os softwares, especialmente desenvolvidos para o ensino da Geometria e programaremos atividades que facilitem a identificação e classificação das figuras planas e espaciais, bem como a visualização das suas propriedades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário